Ele também está lá dentro: o Sporting feito Homem

Posted on Março 13, 2012 por

0


Sá Pinto é o Sporting feito Homem, é a encarnação dos seus valores em alma e osso e coração. É a versão ultimate do sportinguista, fundador e refundador do sportinguismo.

Lá fora, o dos suspensórios é enérgico à sua imagem. Não precisa de imitar ninguém porque não sabe ser senão ele próprio. Age como se fosse ele em campo, ainda, a celebrar com os colegas o golo ou a vitória, e agradece lá acima o apoio dos adeptos – dos seus adeptos – como se precisasse daquilo para viver.

Sem nunca ter sido um portento técnico, sempre soube o que fazer à bola. Acima da média, talvez só pela entrega total em todos os jogos, que apesar de a garra não ser o elemento-mestre do futebol, em certos casos é tremendamente diferenciadora. Entre o Sá Pinto e o público de Alvalade, mal-habituado àqueles que vivem para ele, que se lhe dirigem para partilhar o êxtase e libertar a sinergia daquela paixão a dois, sempre houve uma sintonia que vai para além do futebol. E agora, no limite, Sá Pinto reencontrou-se e sabe que não está sozinho.

Diego Capel

Diego Capel, vs Vitória de Guimarães, 11-Mar-2012

O Capel é o Sá Pinto em campo. Sá Pinto revê-se, certamente, lá dentro, num espanhol que dificilmente compreenderá o clube como ele mas que para lá caminha, pois Capel caminha de olhos postos na bola e no chão, com a linha por referência, e só pára de frente para as grades que o separam do verdadeiro leão enjaulado, quando em momento de celebração. E quem caminha assim determinado, caminha para ídolo de muito boa gente.

Capel também faz asneiras, muitas asneiras. Mas Alvalade já precisava de alguém assim, outra vez, de quem dê tudo lá dentro e viva para os adeptos que não desistem. E agora tem dois, que o Capel é o Sá Pinto em campo.

a

Fotografia: Mais Futebol

Posted in: Desporto