Martins mais dez

Posted on Junho 2, 2012 por

2


«É o melhor seis do Sporting. Mas, porque é também o melhor e mais criativo médio leonino, faz imensa falta na procura de espaços mais adiantados.» in Lateral Esquerdo

A notícia de que André Martins renovou contrato com o Sporting até 2016 é muito mais importante do que qualquer contratação que o clube possa vir a fazer nesse período de tempo. Consiga o Sporting construir-se à sua imagem, e poderá ficar descansado na altura em que a sua saída para um grande lá de fora for inevitável.

O Lateral Esquerdo foi definido-o à sua maneira.

«Taticamente, seja na ocupação ou na decisão, é a léguas de todos os outros o melhor jogador do Sporting. Tecnicamente idem, ainda que Matías se aproxime. É o jogador mais inteligente, mais culto e mais maduro da equipa leonina. Na época vindoira terá de ser Martins e mais dez.»

André Martins

«(…)Comparando-os [André Martins e João Moutinho]. Perceba que é uma tarefa quase hercúlea. Comparar o melhor médio português com o melhor médio português dará seguramente azo a diferentes opiniões e interpretações.

Com Moutinho eu ia para a guerra. É o jogador perfeito. Com bola, sem bola. Cem por cento fiável. Sabemos que jamais nos falhará. Sabemos que aquele esforço extra para garantir uma qualquer cobertura será feito. Com onze Moutinhos sei que tudo o que idealizar estará no campo, assim eu o saiba transmitir. Com onze Moutinhos sei que se as minhas ideias forem boas vencerei, porque tudo será feito by the book. Sem bola ocupará o espaço como eu pretendo; com bola sairá tudo tal como treinámos. Quase mecânico, diria. Com Moutinho iria até ao fim.

Mas o João que é o melhor médio português não me ensinará nada. Interroga-me, eu respondo. Trocamos ideias e no relvado confirmaremos que se eu tiver qualidade para lhe solicitar o que lhe devo solicitar, juntos iremos no bom caminho.

O André que é o melhor médio português é diferente. Não me falhará defensivamente. É inteligente e sabe perfeitamente ocupar o espaço. Sem bola, o seu comportamento será tal e qual eu pretendo. Mas, com bola, é diferente.

Acredito que, na maioria das vezes, consiga ver e executar o que pretendo. Outras, tomará decisões diferentes das minhas, daquelas para as quais o tento formatar. Todavia, não me zango com ele. Nunca. No final percebo sempre que o caminho que escolheu era melhor que o que eu próprio idealizei.

«O miúdo sabe, o miúdo joga, o miúdo faz jogar.» Lateral Esquerdo

Interrogo-o, mas o André não tem respostas. Não sabe por que temporizou, por que conduziu na direcção da oposição apenas para os atrair à bola e, em seguida, rodá-la por outro lado. Não sabe – as coisas saem com a naturalidade dos predestinados. Com o André eu aprendo. Há opções menos óbvias mas mais interessantes do que as que me surgem na mente.

Quando o Moutinho marcar um auto golo, penso na pouca sorte que teve. Colocou mal o pé na bola. Acontece a todos e se há quem não mereça ter tal azar é o João. O André é diferente. Porque vê mais além, no dia em que introduzir a bola na sua própria baliza, interrogar-me-ei. Por que o fez? O que o levou a tal? Será que crê que a equipa precisava de sofrer um golo para espevitar?

O que os separa? Criatividade.»

André Martins

Biblioteca André Martins:

a

Fotografias: 1, 2